Informações Úteis

Conheça um pouco mais sobre o mundo da Alvenaria e da Pavimentação

Informações Úteis

Qual a diferença entre um bloco de concreto para alvenaria de vedação e estrutural?

topo-produtos

 

Na hora de construir ou reformar, é imprescindível saber qual tipo de estrutura utilizar. Um dos produtos mais utilizados em grandes construções é o bloco de concreto. Devido à sua versatilidade e resistência, ele se torna ideal para aplicação em obras de grandes construtoras. Porém, o bloco de concreto é componente de dois tipos de sistemas de alvenaria: vedação e estrutural. Qual a diferença entre eles?

A alvenaria de vedação, que normalmente usa blocos de concreto classe C, possui como principal característica o fato de que ela precisa suportar o próprio peso. Já na]alvenaria estrutural normalmente usa blocos de concreto classes A ou B, além de suportar o próprio peso, ainda precisa suportar outras cargas e ações.

Os componentes que integram a alvenaria estrutural, como é o caso do bloco de concreto e argamassa, por exemplo, precisam passar por processos rigorosos de testes para atender aos padrões mínimos que são exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como na alvenaria estrutural, as paredes além de cumprir o propósito divisório de ambientes e espaços, também responde pela estrutura da edificação, a responsabilidade torna-se ainda maior, por isso é importante conhecer bem o fornecedor, sua infraestrutura, processos de garantia de qualidade e controle tecnológico. Os blocos de concreto usados neste tipo de alvenaria são os classificados como classe A e B, nas larguras de 14 e 19cm, sendo que abaixo do nivel do solo usa-se exclusivamente o classe A, já o classe C tem função estrutural nas larguras de 19, 14, 11,5 e 9 cm.

As alvenarias de vedação, usam predominantemente blocos de classe C, e servem para dividir ambientes sem o compromisso de suportar cargas adicionais além de sua própria. Diferentemente da alvenaria estrutural, neste sistema a sustentação da estrutura realiza-se por outros elementos estruturais, como pilares e vigas, por isso é comum que os blocos usados tenham mais opções de tamanhos para melhor conectarem-se as diferentes estuturas usadas. Além das larguras acima de 19, 14, 11,5 e 9 cm, também na largura de 6,5cm.

Porém, é possível fazer uma obra misturando o sistema de alvenaria estrutural e alvenaria de vedação. Nesse caso, a aplicação de um bloco de concreto vai variar de acordo com a as necessidades estruturais de onde o produto será aplicado.

Conheça toda a linha de blocos de concreto da PRESTO onde você encontra todas as classes de produto conforme a NBR 6136:2016, em mais de 15 resistências distintas e dezenas de formatos para atender perfeitamente a necessidade do seu projeto. Confira clicando aqui.

NOTÍCIAS 29/09/2017

Comentários